sábado, 5 de novembro de 2011

Chegando o grande dia...

Grupo OncoArte apresenta “Redescobrir o viver” no dia 4 de novembro

SONY DSC O espetáculo, que conta com pessoas que superaram o câncer, ocorrerá no Colégio Bom Jesus Sevigné, em Porto Alegre. A entrada é um 1kg de alimento não perecível.
Vencer o câncer e interagir com uma platéia. Com estas propostas que no dia 4 novembro (sexta-feira), o grupo OncoArte, da CliniOnco, promoverá o espetáculo “Redescobrir o Viver” no auditório do Colégio Bom Jesus Sevigné (Rua Duque de Caxias, nº 1475 – Centro). O evento inicia às 19h30 e a entrada é 1kg de alimento não perecível. As arrecadações serão doadas a entidades assistidas pela ONG Parceiros Voluntários.
O espetáculo terá uma única apresentação e a programação conta com uma coletânea de vários trabalhos desenvolvidos pelo grupo de artistas constituído por pacientes que venceram o câncer. Coreografias e cinema mudo serão algumas das atrações realizadas por 16 mulheres. A responsável pela direção das atividades é a fisioterapeuta da CliniOnco, Iara Rodrigues.
Após um diagnóstico de câncer, inúmeros são os medos e sobressaltos com relação ao enfrentamento da doença. E segundo Iara, isso traz muitas mudanças na vida de quem a descobre. “O mais importante é que na maioria das vezes, e conforme relato dos próprios pacientes, isso permite uma nova forma de ver a vida, de redescobrir dons, gostos e encantos que não apareciam antes da doença”, conta.
As coreografias têm como finalidade exaltar a vida, o renascer, a coragem, o enfrentamento, as mulheres, o colorido, a natureza, a brincadeira e o viver. “O importante é a interação e a comunicação com o público partindo da compreensão do que representam aqueles artistas num contexto de arte, levada muito a sério, como atividade complementar que faz parte de todo o tratamento oncológico”, destaca.
O grupo OncoArte é um grupo de artistas formado por pacientes oncológicos que pertencem ao Núcleo Cultural da CliniOnco. Os trabalhos desenvolvidos por estes pacientes são apresentados em vários locais na cidade e no interior, com o objetivo de mostrar, através da arte, a alegria de viver apesar de um diagnóstico de câncer.
Grupo OncoArte apresenta “Redescobrir o viver” no dia 4 de novembro.

Matéria veiculada no site: http://www.planetaempreendedor.com.br
Clique aqui para ver.

Veja também as matérias veiculadas nos sites:
Hagah Saúde - clique aqui
Sis Saúde - clique aqui
Strategy Consultoria - clique aqui
Parceiros Voluntários - clique aqui
Pauta Social - clique aqui
Correio do Povo - clique aqui

Redescobrir o Viver

Mulheres ''redescobrem o viver''

Grupo de pacientes e ex-pacientes de câncer apresentam espetáculo<br /><b>Crédito: </b> arthur puls
Grupo de pacientes e ex-pacientes de câncer apresentam espetáculo
Crédito: arthur puls
Um grupo de 16 mulheres, formado por pacientes e ex-pacientes de câncer, realizou ontem uma apresentação artística no Colégio Sevigné, em Porto Alegre. Desde 2007, elas integram o Núcleo Cultural da CliniOnco. Ensaiado durante meses, o espetáculo "Redescobrir o Viver" envolveu dança, música e teatro.

Conforme a fisioterapeuta Iara Rodrigues da Silva, que coordena o grupo, chamado OncoArte, as apresentações já ocorrem há cinco anos e têm como objetivo elevar o astral e celebrar a luta contra o câncer, mostrando que a vida não acaba após o diagnóstico. "Às vezes descobrem-se coisas que estavam adormecidas e dons que a pessoa não sabia que tinha", destacou Iara. Ela lembrou que muitas pessoas que assistem às apresentações dão depoimentos dizendo que ficaram encantadas com o trabalho.

O repertório musical inclui "Gracias a la Vida" (Violeta Parra) e "Maria Maria" (Milton Nascimento), que homenageia as mulheres que enfrentaram o câncer de mama. O grupo faz apresentações sempre voltadas à saúde buscando desmistificar a doença.

Matéria veiculada no Correio do Povo em 05/11/11 - clique aqui para acessar

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Sarau Clinionco 2011


No dia 14 de outubro, 12horas, acontecerá o SARAU ARTÍSTICO 2011, evento em que todos pacientes, familiares e colaboradores podem participar com alguma expressão artística ou em  oficinas de materiais manuais. 
O Grupo Oncoarte, dirigido pela Fisioterapêuta Iara Rodrigues, irá apresentar duas peças de teatro e duas coreografias de dança.
A novidade deste ano é a apresentação intitulada "Redescobrir a vida".
Não percam.
Aguardem as fotos.

Local: Casa CliniOnco - Rua Dona Laura, 204. ]
Horário: apresentações do meio dia às 14:30hs e, após, oficinas.
*Evento aberto ao público.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Oitavo Momento Cultural

No dia 18 de agosto ocorreu o “Coral Maluco”.
Segundo a fisioterapeuta e coordenadora do Grupo Oncoarte (grupo de dança Pró-Seguir e Grupo de atividades teatrais SuperAção), Iara Rodrigues, a peça é uma comédia representando os finalistas de um concurso  musical. Para ganhar o concurso,  “O coral maluco” faz de tudo para atrapalhar a apresentação da cantora concorrente pela disputa do prêmio.
O Momento Cultural CliniOnco objetiva incentivar pacientes em tratamento de quimioterapia por meio da arte e neste caso, além  de provocar gargalhadas, o trabalho  visa promover a interação entre os atores e a plateia, que escolhe o vencedor do concurso.

Sétimo Momento Cultural de 2011

Neste momento cultural foi apresentada a coreografia intitulada Maria Maria.
Na ocasião, a equipe de reportagem da TV Record acompanhou desde o ensaio do Grupo ProSeguir até a sua apresentação na sala de quimioterapia, sendo entrevistados vários pacientes.
O programa foi ao ar no programa Hoje em Dia.
A matéria focou a importância e a eficácia das atividades complementares no tratamento de câncer.
Assista a matéria.



Alegria e remédio - 05.07.2011 por hojeemdiars no Videolog.tv.

sábado, 9 de julho de 2011

Sexto Momento Cultural de 2011

Neste inesquecível momento cultural foi apresentado um teatro, nos moldes do cinema mudo.
A dedicação do grupo levou a uma produção fantástica. A caracterização de época, anos 20, levou todos para a saudosa época em que os figurinos femininos eram impecáveis, época dos romances galanteados, do fotógrafo de lambe-lambe.
Ao som de clássicos de Charleston o "cinema mudo" fez sucesso entre pacientes, funcionários da Clínica e outros que compareceram.
Participaram da encenação: Tânia, Elisete, Denise, Daniele, Eloisa e Iara.
A RBS TV compareceu para registrar este lindo trabalho que tem como foco a demostração da melhoria das condições de vida de pacientes e ex-pacientes entregues a arte, que deixam de forma clara em seu trabalho que um diagnóstico de câncer não é sentença de morte e, muitas vezes, ao contrário, implica em um grande crescimento pessoal e fortalecimento de vida.
Para fechar este momento com chave de ouro, Ondina Bomfim, paciente da Clínica e membro do Grupo Oncoarte, nos presenteou com sua linda voz numa sublime interpretação da canção "Solamente una vez".


Vejam as fotos:



















quinta-feira, 16 de junho de 2011

Quinto Momento Cultural de 2011

A Parábola da Estrela Verde foi representada aos pacientes pelas estrelas do Grupo Oncoarte, Iara, Elisete, Remi, Márcia e Maria do Carmo.
Esta linda estória encantou a todos.
Leia o texto e veja as fotos deste incrível momento.




"Era um vez, milhões e milhões de estrelas no céu. Havia estrelas de todas as cores: brancas, lilases, prateadas, douradas, vermelhas e azuis. Um dia, elas procuraram o Senhor Deus Todo-Poderoso, o Senhor Deus do Universo e disseram-lhe: `Senhor Deus, gostaríamos de viver na Terra, entre os homens...' "Assim será feito" - respondeu Deus - "conservarei todas vocês pequeninas como são vistas e podem descer até a Terra." Conta-se que naquela noite houve a mais linda das chuvas de estrelas. Algumas aninharam-se nas torres das igrejas, outras foram brincar e correr com os vaga-lumes dos campos, outras misturaram-se aos brinquedos das crianças e a Terra ficou maravilhosamente iluminada.
    Passado algum tempo porém, as estrelas resolveram abandonar os homens e voltar para ao céu, deixando a Terra outra vez escura e triste. "Por que voltaram?" perguntou Deus à medida em que chegavam novamente ao céu. "Senhor, não nos foi possível permanecer na Terra; lá existe muita desgraça, muita fome, muita violência, muita injustiça, muita maldade, muita doença." E o Senhor lhes disse "Claro, o lugar real de vocês é aqui no céu, estamos no lugar da perfeição, no lugar onde tudo é imutável, onde nada perece." Depois de chegadas todas as estrelas e conferindo-lhes o número, Deus tornou a falar: "Mas está faltando uma estrela... Perdeu-se pelo caminho?" Um anjo, que estava perto, replicou: "Não, Senhor, uma estrela resolveu ficar entre os homens. Ela descobriu que o seu lugar é exatamente onde existe imperfeição, onde há limites, onde as coisas não vão bem." "Mas que estrela é essa?" - voltou Deus a perguntar. "Por coincidência, Senhor, é a única estrela dessa cor." "E qual a cor dessa estrela?"- insistiu Deus. E o anjo disse: "A estrela é verde, Senhor, a estrela verde do sentimento da esperança." Quando então olharam a Terra, a estrela já não estava só. A Terra estava novamente iluminada, porque havia uma estrela verde no coração de cada pessoa. Porque o único sentimento que o homem tem e Deus não tem é a esperança. Deus já conhece o futuro, enquanto que a esperança é própria da Natureza Humana. Daquele que cai, daquele que erra, daquele que não é perfeito, daquele que não sabe ainda como será o seu futuro."










terça-feira, 31 de maio de 2011

Quarto Momento Cultural de 2011

"Vamos acordar para a vida?"
Este foi o tema do Quarto Momento Cultural.
A apresentação de uma pequena peça teatral por Iara, Tânia, Elisete, Daniele e Remi emocionou a todos.
Com muita graça as meninas relataram as fases da mulher desde a infância até a maturidade.
Ao final, como sempre, todos cantaram e dançaram comemorando a vida.
Vejam algumas fotos:





Apresentações em Caxias do Sul - RS

Foi no fim de semana de 21 e 22 de maio de 2011 que os Grupos Pró-seguir (Dança) e SuperAção (Atividades Teatrais) realizou duas apresentações em Caxias do Sul/RS.
No sábado à tarde na Associação de Apoio aos Pacientes com Câncer, no domingo no Seminário Internacional de Professores, Supervisores Educacionais e Psicopedagogos do Mercosul/Conesul e Países Associados, no Royal Hotel.
Os grupos que fazem parte do Núcleo Cultural Oncoarte é dirigido pela incansável e maravilhosa fisioterapeuta Iara Rodrigues e conta com o apoio incondicional da CliniOnco.
As apresentações foram emocionantes reforçando no coração de todos a comemoração à vida.
Vejam algumas fotos.
Na Aapecan:



No Royal Hotel:





quarta-feira, 18 de maio de 2011

Aapecan e Seminário Internacional - Caxias do Sul - RS

No próximo fim de semana, 21 e 22 de maio de 2010, o grupo Oncoarte fará duas apresentações em Caxias do Sul/RS.
No sábado à tarde haverá uma apresentação na Associação de Apoio aos Pacientes com Câncer.
No domingo o grupo se apresentará no Seminário Internacional de Professores, Supervisores Educacionais e Psicopedagogos do Mercosul/Conesul e Países Associados, no Royal Hotel.
As apresentações  são realizadas por pacientes e ex-pacientes oncológicos que encontraram nas atividades complementares a superação de problemas, a recuperação física e uma nova missão.
Gracias a la vida.
Aguardem as fotos.

Terceiro Momento Cultural de 2011

Foi na quinta-feira, 12 de maio de 2010, que as meninas da Oncoarte, Iara, Denise, Eloísa, Remi e Elisete, invadiram a Oncologia da CliniOnco com risos, palhaçadas e muita diversão.

Este foi o terceiro momento cultural de muitos que virão.

Vejam algumas fotos:







sexta-feira, 6 de maio de 2011

Segundo Momento Cultural de 2011

O trabalho intitulado "Maria Maria" foi apresentado aos pacientes oncológicos em tratamento na CliniOnco.
Dança, música e interpretação emocionou a todos.
No final, todos de mãos dadas cantaram sambas tradicionais da música brasileira.
Vejam as fotos:






Primeiro Momento Cultural de 2011

Iniciaram as atividades culturais do grupo Oncoarte na CliniOnco.
O primeiro momento cultural foi marcante, remeteu todos às boas lembranças da infância.
Iara, Maria do Carmo, Cristiane, Elisete e Eloisa encantaram a todos encenando brincadeiras infantis, declamando poesias e cantando, com os pacientes, as mais famosas cantigas de roda.
Vejam as fotos: