sábado, 26 de junho de 2010

3° Momento Cultural - 19/05/2010

Apresentação do Grupo de Dança Pró-seguir.
Maria do Carmo narra a história do grupo, revelando a todos como se deu sua criação.
Informou que, incialmente, um grupo de mulheres que se recuperavam de uma cirurgia de mama e buscavam ganho de amplitude de movimentos, retorno as atividades, ganho da auro-estima e retomada da qualidade de vida, iniciaram uma fisioterapia aplicada a mama, uma fisiterapia em grupo. Nasceu um trabalho diferente, com exercícios de alongamentos, respiratórios, amplitudes.
Seguiu em sua narração:
“O grupo inicia com três integrantes, felizes a movimentar-se, mas eis que de repente, não mais que de repente numa nuvem de magia são iniciados, no grupo, movimentos dançados, mais adiante passos de dança e ... alguém faz um primeiro pedido: poderíamos aprender a dançar samba?
E assim começa a dança, mais mulheres da mama vão chegando, inicia o grupo Pró-Seguir.
Começaram com poucas, porém muito motivadas, foram crescendo e hoje mais motivadas ainda e com vontade de enfrentar o desafio que é o deslocamento do corpo dentro do espaço, com uma harmonia, ritmo, noção corporal e espacial, coordenação, alongamento, vontade e principalmente paixão pelo que o corpo humano foi criado para exercer: o movimento, um grupo de dança bem diversificado, com mulheres entre seus 30 e 80 anos.
Estas pacientes permanecem incansáveis fazendo encontros onde são desenvolvidos exercícios gerais e principalmente trabalhada a dança, como um fator inovador.
O objetivo não é formar bailarinas e sim socializá-las com uma forma alegre e extraordinariamente nova.
Isso proporciona para as envolvidas uma melhoria física, emocional, um aumento na qualidade de vida.
O mais importante de tudo isto se baseia fundamentalmente que não é só a dança em si, mas sim a satisfação pessoal de cada uma delas, na socialização, na elevação da auto-estima física e psicológica, na garra, no despojamento, enfim, a vontade de levar adiante uma mensagem de confiança, coragem, enfrentamento e positividade em todo o processo do tratamento e, principalmente mostrar, que vale a pena acreditar que a vida após um câncer continua e talvez com melhoras, com perdas e ganhos, com luta, com amor, mas continua tão bela como cada um quiser que ela assim seja.
Acreditamos que todos têm um artista dentro de si, logo , incentivamos os pacientes a realizar alguma das atividades complementares que a clínica oferece, como canto, música, dança, teatro, artesanato e muito mais ...
Viver momento a momento, cada minuto, a vida é o aqui e agora.
A vida continua tão bela como antes, depende de nós.”
Após esta bela explanação as meninas do Pró-seguir dançaram e encantaram o público, com a música Gracias a La Vida de Elis Regina.
São elas: MÁRCIA RABENO, REMI MORAIS, ELISETE KOCHMANN, MARI LEONOR MACHADO.
Ao final, todos, o grupo, os pacientes, funcionários etc, cantaram juntos.
Veja as fotos:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário